Quando se fala dos principais expoentes da Doutrina Espírita, ainda mais no Brasil, os primeiros nomes que vêm à cabeça são, sem sombra de dúvida, Allan Kardec, Chico Xavier e Divaldo Franco, André Luiz, Emmanuel, mas há muitos outros, como Amélie-Gabrielle Boudet, Joana de Ângelis, Manoel Philomeno de Miranda, Yvonne do Amaral Pereira, José Raul Teixeira, entre outros, alguns dos quais são objeto de estudo nos grupos da FEAK.

Allan Kardec, era o pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, educador e autor francês do século XIX e foi o codificador da Doutrina Espírita. Ele nasceu em 3 de outubro de 1804 em Lyon, na França, e faleceu em 31 de março de 1869, em Paris.

Amélie-Gabrielle Boudet era professora e artista plástica e foi casada com Allan Kardec. Nascida em Thiais (França), em 22 de novembro de 1795, faleceu em Paris em 21 de janeiro de 1883. Foi professora com diploma de primeira classe, tendo se formado na Escola Normal Leiga, de orientação pestalozziana, em Paris, cidade onde viveu a vida toda. Foi professora de letras e belas artes e autora das obras “Contos primaveris” (1825), “Noções de desenho” (1826) e “O essencial em belas artes” (1828).

Certamente o médium brasileiro mais conhecido de todos os tempos, Chico Xavier (Francisco Cândido Xavier) nasceu em Pedro Leopoldo/MG em 2 de abril de 1910 e faleceu em Uberaba /MG, em 30 de junho de 2002. Ele escreveu mais de 450 livros, que venderam milhões de exemplares e todos os direitos autorais foram cedidos para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo do destinatário. Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo, tendo vivido de forma modesta do salário que recebia do Ministério da Agricultura.

Divaldo Pereira Franco nasceu em Feira de Santana em 5 de maio de 1927 e faleceu, recentemente, em 13 de maio de 2025. Foi um professor, médium, escritor, orador, e filantropo brasileiro. Em 1952, fundou, com Nilson de Souza Pereira, a instituição de caridade Mansão do Caminho, que atende diariamente cerca de seis mil pessoas e abriga mais de três mil, centenas delas registradas como filhos do médium. Os direitos autorais de seus mais de 250 livros psicografados, que já venderam mais de oito milhões de exemplares, foram doados em cartório para esta e outras instituições filantrópicas. Foi amplamente reconhecido como conferencista e missionário do espiritismo no Brasil e no exterior, sendo alcunhado “Paulo de Tarso do Espiritismo”.

André Luiz é um dos espíritos que davam comunicação ao médium brasileiro Chico Xavier, tendo um dos espíritos autores mais frequentes em suas obras psicografadas. Ele teria sido um médico em sua última encarnação e muitas das obras psicografadas atribuídas a ele possuem diversas informações biológicas complexas que foram comprovadas, algumas muitos anos depois.

Emmanuel é o nome do mentor espiritual de Chico Xavier. Ele teria sido Publius Lentulus, um senador romano na época de Jesus e teria se convertido após testemunhar o poder do Cristo. Ele teria se manifestado a Chico Xavier através da psicografia, auxiliando-o na produção de diversas obras espíritas.

Joanna de Ângelis é o nome da mentora espiritual de Divaldo Franco. Ela é conhecida por ditar obras psicografadas a Divaldo, que abordam temas psicológicos, filosóficos, existenciais e religiosos, estabelecendo pontes entre a doutrina espírita e a psicologia.

Manoel Philomeno Baptista de Miranda nasceu em Conde/BA em 14 de novembro de 1876 e faleceu em 14 de julho de 1942 em Salvador/BA. Ele foi um destacado colaborador espírita, chegando presidir a União Espírita Bahiana, atual Federação Espírita do Estado da Bahia. A partir da década de 1970, o seu nome foi adotado em psicografias, através da mediunidade de Divaldo Franco.

Yvonne do Amaral Pereira, nasceu em Valença/RJ em 24 de dezembro de 1900 e faleceu no Rio de Janeiro/RJ em 9 de março de 1984. Ela foi costureira e autora de diversos romances psicografados bastante conhecidos entre os espíritas. Dedicou-se por muitos anos à desobsessão e ao receituário mediúnico homeopático.

José Raul Teixeira, mais conhecido como Raul Teixeira, é um proeminente educador, orador, médium e filantropo espírita brasileiro. Ele nasceu em Niterói/RJ, em 7 de outubro de 1949 e é conhecido por sua atuação como palestrante espírita no Brasil e em vários países. Ele também é um dos fundadores da Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói, que mantém a obra de assistência social “Remanso Fraterno”. Além de sua atuação como orador e divulgador do espiritismo, Raul Teixeira também é médium e atuou na psicografia de diversos livros, sendo 12 deles em parceria com o Benfeitor Camilo.

Você já conhecia a história de alguns desses nomes do Espiritismo? Há muito mais para você conhecer na Livraria da FEAK.